O Burnout, classificado como doença ocupacional pela OMS em 2021, é causado pelo esgotamento físico e mental resultantes de um estresse excessivo no trabalho. A Síndrome é um conjunto de fatores elencados para identificar de forma médica se o paciente está tendo uma crise ocasionada pelo meio profissional que atua.
Para evitá-lo, a psicóloga Christina Maslach elenca seis dimensões importantes que precisam receber atenção no meio profissional. São eles: autonomia, carga de trabalho, recompensa, comunidade, justiça e valores. Essas áreas são suficientemente amplas para abranger a rica variedade de abordagens de pesquisa adotadas pelos profissionais que dedicam suas vidas para estudar o fenômeno do Burnout.
A convidada para o Clave Talks esse mês é Carol Milters, facilitadora e investigadora da saúde mental na relação com o trabalho. Ela traz além de suas experiências, mas a visão de como o RH deve atuar, urgentemente, para evitar uma série de casos da Síndrome de Burnout. Ela afirma: quando surge a primeira pessoa com um atestado positivo para a crise, a tendência é que haja um efeito cascata.
Por isso, Carol traz dicas valiosas para que os profissionais da área e os próprios colaboradores precisam saber para identificar antes que o caos se instale dentro da organização.
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Henrique Sakae – Human Resources Consultant
Partner & Recruiter | Human Resources Consultant | Executive Search | HR Business Partner | Headhunter | Talent Acquisition & Assessment. Trabalhou e empreendeu em Startups, atuou na equipe de nomes conhecidos do mercado de Coaching no Brasil. Possui expertise na construção de relacionamentos influentes, colaboração multifuncional com executivos e área de RH. Expertise na estratégia integrada para atrair, recrutar e contratar os principais talentos.