Aumente a produtividade de sua organização através da mudança de mentalidade.
Todos os dias ouvimos algumas das mesmas expressões sobre as mudanças no mundo, desde o dinamismo e a velocidade com que o cenário muda, até sobre como devemos nos posicionar frente a isso. Os argumentos variam pouco e por mais que ao ler essas expressões nós tenhamos aquela sensação de concordância e até um certo conforto ao pensar que estamos cientes disso, um problema oculto se coloca à nossa frente: O que nós podemos fazer efetivamente sobre isso?
Infelizmente a tendência é que vamos cair na armadilha de pensar que precisamos mudar e logo em seguida fazer absolutamente nada a respeito. Afinal de contas, falamos tanto sobre isso ano passado, nos vimos forçados a realizar tantas mudanças, foram tantas coisas para se lidar ao mesmo tempo. Ainda tenho que fazer mais? Quando vamos nos assentar de novo?
A verdade é que nós não sabemos. Aliás, ninguém sabe. Quem disser que sabe está sendo ingênuo ou mentindo. Se o cenário mudou tanto de uma vez só, com tantas variáveis em jogo, como podemos fazer qualquer assunção de verdade ou certeza?
Nessa linha, um posicionamento bastante sensato veio de um report da MicKinsey, de Junho de 2020, sobre temas emergentes (note, não são certezas) dos quais parafraseamos aqui três pontos importantes:
1. Devemos buscar equilíbrio entre otimismo e realismo.
2. Os cenários de médio e longo prazo variam consideravelmente.
3. Inovação nunca foi tão importante.
Observando o cenário e levando em consideração esses três aspectos, algo que fica muito claro é o seguinte:
Mais do que pequenos ajustes, temos que fazer uma mudança de mentalidade.
Temos que parar de olhar para as coisas da mesma forma e mudar nossa perspectiva em relação a elas.
Uma revisão ampla e completa das nossas certezas, posturas e comportamentos.
Essa mudança de mindset, mais do que uma demanda urgente do nosso contexto, é a chave para criarmos novas formas de viver e trabalhar que serão sem dúvida mais prazerosas, mais humanizadas e mais produtivas. Muito daquilo que discutíamos como utopia (morar no interior sem sacrificar a carreira, ter mais tempo para si e para os outros) hoje são uma realidade.
E essas mudanças tem sido possíveis graças a, entre outras coisas, o aspecto digital que permeia praticamente todas as atividades humanas atualmente. Por isso, essa mudança de mindset vem intrinsecamente ligada a adoção do digital em nossas vidas, como elemento viabilizador de novas formas de trabalho e também como ferramenta para permitir que esses cenários antes utópicos se tornem realidade.
Desde 2017 que esse tem sido um dos focos do trabalho desenvolvido pela Clave Consultoria, que culminou no desenvolvimento de uma ferramenta própria de avaliação do Mindset Digital, inédita no mercado e baseada no estado da arte da ciência nessa área. A ferramenta analisa alguns elementos que compõem o perfil de um profissional com Mindset Digital, como ser aberto a novas tecnologias, ser inovador e capaz de implementar na prática as mudanças que o digital proporciona.
Os estudos realizados a partir dessa ferramenta tem trazido dados interessantes, como o fato de que apenas 18% dos profissionais analisados estão realmente conectados a uma visão de futuro que inclui o digital.
No Brasil, ainda segundo os estudos da Clave Consultoria, os pontos fortes dos nossos profissionais estão ligados aos elementos comportamentais e relacionais do Mindset Digital, como a capacidade de conectar talentos, a atitude inspiradora, a paixão por tecnologia e a estratégia digital.
Ainda precisamos nos desenvolver no que se refere a capacidade disruptiva, foco na solução digital, experimentação e agilidade.
Contudo, com as mudanças ocasionadas a partir do ano passado, identificamos uma tendência de mudança positiva, com maior adoção do digital, mas ainda lenta em comparação com outros países. Nesse sentido, precisamos investir no desenvolvimento do nosso Mindset Digital, pois esse é um dos caminhos que vão proporcionar uma melhor adaptação às condições dos novos cenários e tornar, profissionais e organizações, mais competitivos e preparados para o futuro.
A mudança de mentalidade e adoção de um mindset mais digital são passos
importantes para nos estabelecermos de forma mais positiva, produtiva e
feliz nesse novo mundo que, de forma abrupta, se apresentou para nós.
A partir de um trabalho direcionado e embasado de forma correta, podemos
Luiz Victorino – Head de Pesquisa e Metodologia
Partner & Head de Research and Methodology na Clave. É Ph.D e Consultor de Estratégia na Clave. Atua há mais de 15 anos em projetos nacionais e internacionais em gestão de pessoas e estratégia organizacional, além de pesquisas na área de Psicologia do Trabalho e das Organizações.